24 de ago. de 2011

Morte na panela – Hernandes Dias Lopes


Quando me interessei por ler este título do Rev. Hernandes, estava no calor de algumas discussões de EBD, sobre avivamento e o crescimento dos evangélicos no Brasil.

O IBGE 2000 trouxe alguns dados e demonstrou uma projeção que não é nada surpreendente para nós. Não é preciso projeções para provar o crescimento surpreendente dos evangélicos, isto é plenamente visível. O censo 2010 ainda não está completo, mas provavelmente comprovará essa projeção dos 55 milhões de evangélicos, que equivale a quase 20% da população. Há outra projeção, mais futurística que mostra que em 2022, cerca de 50% da população será de evangélicos.

A pergunta que foi levantada na sala e que faço de forma retórica aqui é: O crescimento do número de evangélicos é retrato de um possível avivamento brasileiro? Está claro que não.

Não há uma mudança de comportamento da sociedade, pelo contrário. Ao passo que crescem os evangélicos, inclusive na esfera política, crescem também os escândalos envolvendo estes. Nas palavras do próprio escritor

“A igreja hoje cresce em números, mas decresce em credibilidade. Ela tem extensão, mas não profundidade. Ela tem influência política, mas não tem poder espiritual. Ela tem carisma, mas não tem caráter. Ela tem muita adesão, mas pouca conversão.” 2009:17

Com todo este cenário preocupante, é fácil entender o porquê do título “Morte na panela”. Baseado no texto de II Reis 4:38-41, uma analogia bem aplicada entre a falta de alimento verdadeiro, nos tempos de Eliseu, na própria casa dos profetas, ocasião em que foi posto veneno como alimento, e a falta de alimento espiritual verdadeiro nos tempos atuais, ocasião em que é servido qualquer coisa, menos alimento nos púlpitos modernos.

Está claro que o crescimento evangélico é muito mais um inchaço a base de fermento do que um volume real, provocado pela conversão de vidas, através da verdade de Deus.

Não perca a oportunidade de ler este livro para entender esse fenômeno social. É um livro, pequeno de fácil leitura. Você pode adquirir aqui: Loja Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...