14 de set. de 2011

Ensinando para transformar vidas – Howard Hendricks


O que ensina, esmere-se no fazê-lo. Rm 12.7a

Já parou pra pensar na responsabilidade que é ser um professor bíblico? Quando um professor está em sala de aula, ele é um porta-voz de Deus aos que estão presentes. Além disso, a Bíblia diz que eles serão cobrados com maior rigor pelo papel que desempenham (Tiago 3:1).

Se você, assim como eu, tem como ministério o ensino da palavra de Deus na EBD, classe infantil, discipulado etc., e deseja servir com amor e esmero, indico a leitura do livro Ensinando para transformar vidas, de Howard Hendricks – Editora Betânia.

A leitura da obra foi requisito de uma disciplina no Seminário. E, apesar da motivação ter surgido de uma obrigação, foi um grande prazer devorar cada uma das dicas que o autor nos dá, pois minhas expectativas quanto a sua leitura eram superadas página a página.

Hendricks, com base na Santa Palavra e por meio de seu testemunho pessoal, nos leva a entender lições que ajudam a melhorar nosso desempenho enquanto professores. Sua proposta inicial é fornecer sete leis que, aplicadas corretamente, nortearão a forma de ensino:
1. Lei do professor;
2. Lei do ensino;
3. Lei da atividade;
4. Lei da comunicação;
5. Lei do coração;
6. Lei da motivação;
7. Lei da preparação prévia.

A base para o entendimento desses ensinamentos é a consciência de que o ensino bíblico não é apenas um repasse de informação, mas um impulsionador de transformação. Trabalhamos não para lotar de conteúdo a cabeça de nossos alunos, mas para que aquele conteúdo cause impacto em suas vidas.

Cada uma dessas leis é tratada separadamente em um capítulo recheado de aplicações práticas e testemunhos e, ao final de cada etapa de leitura, o autor nos fornece uma atividade de reflexão e avaliação de nosso serviço enquanto professores.

É um texto bem democrático, pois seus princípios podem ser aplicados em classes de qualquer faixa etária e maturidade espiritual podendo, inclusive, servir de orientação para quem é professor por profissão também, uma vez que suas observações não são necessariamente voltadas apenas para a Igreja. Hendricks é um professor universitário conceituadíssimo.

Recomendo mesmo a todos os professores seguidores do Baluarte que tenham a feliz experiência de ler este livro, que influenciou positivamente meu modo de ensinar a palavra de Deus. Desde já, desejo uma ótima leitura e deixo meus votos de tornarmos nossas aulas momentos especiais, oportunidade em que somos agentes do Senhor na transformação de vida dos nossos alunos.

“Nossa tarefa não é causar uma boa impressão naqueles a quem ensinamos, mas provocar neles um impacto. Não é apenas convencê-los, mas levá-los a uma transformação de vida”. Howard Hendricks

Foi um prazer! Em Cristo, Deborha.

Este texto é uma contribuição de Deborha Rodrigues, membro da igreja Batista Bíblica em Jurema, Fortaleza, Ceará

Um comentário:

  1. Olá meus queridos, Vim conhecer seu blog e amei. Gostei muito e estou seguindo.!! Suas postagens sobre os livros são ótimas, eu já li este livro quando estava fazendo seminário (IBER - atual CIEM) e foi ótimo estudá-lo. Aqui vi cada livro melhor que o outro!
    Queridos, tenho um grupo de divulgação de blogs chamado ENTRE BLOGS, será muito bom ter seu blog no grupo, se quiser participar só é preciso acessar e se inscrever.

    Bjuuuss

    Cris

    Blog Crescimento Cristão

    Entre Blogs Grupo de Divulgação

    Fan Page Cristãos em Construção

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...