23 de set. de 2011

Manuel, o Índio Diplomata – Hugh Stevens



Esse livro é muito especial para mim. Talvez foi o primeiro da minha biblioteca. Ele é especial também por causa da pessoa que meu deu. Foi o Pr Ricardo Denham, fundador da Editora Fiel. Eu era um jovem de 13 anos recém convertido quando recebi o livro de suas mãos. A dedicatória diz o seguinte: “Para o jovem irmão Nicolas. Jesus disse: “àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” Lc 12:48 - ass. pr Ricardo 16/04/1996”.

Nessa época a ed. Fiel já tinha publicado centenas de livros. Pr. Ricardo poderia escolher qualquer livro para me oferecer. Eu fico me perguntando por que ele me ofereceu esse? E por que ele colocou esse versículo na dedicatória?

O livro conta a história de Manuel, um índio mexicano da tribo Totonaca. Ainda menino foi salvo pelo evangelho de Cristo através de missionários na sua aldeia. O povo Totonaca é um povo supersticioso, oprimido pelo alcoolismo e pela pobreza. Manuel foi estudar na cidade. Era muito inteligente. Seu esforço e talento o fizeram chegar ao topo: uma bolsa de estudo no MIT. Essa é simplesmente a melhor escola de engenharia do mundo!

Mas Manuel teve que rejeitar essa oferta, pois Deus o estava chamando para voltar para sua tribo. A necessidade de terminar a tradução do Novo Testamento era urgente e ele precisava ajudar. Depois de terminar o trabalho Manuel voltou a estudar. Tornou-se professor universitário, falava 6 línguas e era respeitado em mais de 25 países. Mas ainda sim, ele resolveu voltar. Regressou ao seu povo e, com muitas dificuldades, fundou uma escola bíblica.

Manuel não perdia as oportunidades. Quando Deus o chamava a seguir a carreira secular ele o fazia com todas as suas forças. Quando Deus o chamava a voltar ao seu povo ele o fazia também com muito empenho. Agora, o que chama a atenção é que ele não perdia as oportunidades de pregar o evangelho! O livro é cheio de histórias de conversões surpreendentes.

Manuel recebeu muito de Deus e devia saber que muito lhe seria cobrado. Ele fez o seu dever e não perdeu as oportunidades. Creio que era isso que o Pr. Ricardo queria me ensinar. Eu também tinha recebido muito, tive muitas oportunidades e acima de tudo tinha recebido a salvação pelo evangelho de Cristo!

A Ed. Fiel tem sido usada por Deus para trazer boa doutrina para pastores e líderes. Tenho ouvido pastores cujos ministérios foram transformados por recuperarem as maravilhosas doutrinas bíblicas que nossos irmãos reformadores tanto lutaram para resgatar.

Porém muita gente pensa que o fundador da Fiel é um grande teólogo que só fala de reforma protestante e de teorias teológicas. Para falar a verdade eu nunca ouvi Pr. Ricardo falar de doutrina, rebuscadamente. Mas o ouvi muitas vezes falar do simples evangelho! Em uma dessas vezes, Deus me salvou! Era comum ele encontrar uma pessoa pela primeira vez e, assim como o índio Manuel, perguntar: “como vai sua alma?”. Eu tive o privilégio de ouvir muitas histórias de conversões quando ele e dona Pérola eram missionários nos rios da Amazônia na década de 50. Ele aproveitou as oportunidades de, através da literatura e boa doutrina, ajudar a reformar a igreja brasileira. Mas não perdia as oportunidades também para pregar o maravilhoso e simples evangelho de Cristo!

Você pode adquirir o livro na loja da Editora Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...