24 de mai. de 2012

Uma história ilustrada do cristianismo - Vol. 3 - A era das trevas


No meu curso superior (História), naturalmente, tive alguns choques com minhas convicções de fé. Principalmente, quando se tratava da disciplina de Filosofia. Particularmente eu gostava muito, mas tinha que me virar entre pensadores que atacavam as verdades bíblicas. Entretanto, isso não era um problema que abalava a minha fé, pelo contrário, isso me ajudou a aperfeiçoá-la. Porque tive que sair da minha zona de conforto de questões simples, para entendê-la frente a esses novos questionamentos.

Mas, uma coisa me mudou. No que diz respeito à história da igreja, percebi que os cristãos no geral, acreditam naquilo que eles desejariam que fosse verdade. Principalmente para valorizar suas origens. Lembro-me de certa vez que me passei por vilão, quando falava da história dos Batistas. Não era nada relacionado à doutrina, era sobre cronologia, mas levei uma bronca anacrônica.

Tempos depois, vi este livro de Justo Gonzalez. Comprei para ver qual era a linha de trabalho da pesquisa dele e me surpreendi. O autor não é passional, não seleciona assuntos, censurando outros.

Neste volume, ele trata dos embates teológicos, da vida espiritual, das relações sociais e políticas da igreja e de seus personagens principais, na “Era das Trevas” (350 – 1050 dc). É uma época em que se confunde o poder político com a igreja, os excessos de alguns papas e a vida exemplar de alguns homens de Deus, tais como Agostinho e Gregório. Alias, este último nutria um desejo ardente por missões que deveríamos copiar:

 “De que país são estes jovens? – Perguntou Gregório (acerca de alguns jovens sendo vendidos como escravos no mercado de Roma)
- São anglos – responderam-lhe
- São mesmo anglos, pois têm rostos de anjos. Onde é o país dos anglos?
- Em Deiri.
- São mesmo de ira, pois foram chamados da ira para a misericórdia de Deus. Como se chama o rei deles?
- Aela.
- Aleluia! Farei com que neste país seja louvado o nome de Deus.” (página 29)

Viaje nesta leitura da história da igreja, com imagens da arte da época e com muitas ilustrações em forma de diálogo que Justo utiliza.

Eu ainda preciso completar minha coleção, porque são 10 volumes. Mas pra você que acabou de conhecer, a novidade é que, a editora Vida Nova possui os 10 volumes em um único Box, que sairá com preço melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...