10 de abr. de 2013

Ouse ser firme - Stuart Olyott

Quando vi o título deste livro, achei que Olyott ia fazer um estudo exegético do primeiro capítulo de Daniel, e talvez da cova dos leões. Isto apostando numa habilidade sobre humana de exegese, para reproduzir 205 páginas de apenas um capítulo e outro, afinal, conhecia bem o livro de Daniel. Grande parte dele se dedica em profetizar sobre a “história” do mundo (história na nossa perspectiva temporal, já que tudo que Daniel profetizou, aconteceu). Do capitulo nove em diante, quase não há contato de Daniel com pessoas. São apenas relatos de suas visões. Então como falar do tema "firmeza" nessa circustância literária?

De qualquer maneira Ollyott me surpreendeu com este excelente livro. Ele viu a perseverança de Daniel, no desenrolar da história. Os reis foram trocados, primeiro Nabucodonosor, depois Nabonido (tempo de Belsazar), Dário, Ciro, e lá continuou Daniel, homem importante do seu tempo e sempre temente a Deus. Encerrou seu livro com as palavras de incentivo de nosso Senhor: 

“Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias. Daniel 12:13”

 Há muito que aprender neste livro. Tanto que demorei um pouco para termina-lo, porque a história me levava a desenterrar outros livros que tenho lá em casa, como “História” de Heródoto, e até “Código de Hamurabi” (Direito dos Caldeus). As grandes lições a serem aprendidas são a soberania de Deus na história do mundo e a perseverança dos santos. Perseverança essa que é assegurada pelo próprio Deus:

“Deus não se interessa muito por números, mas insiste em que nunca ficará sem testemunhas” (Página 13).

Esta menção de Olyott ilustra bem o que acontece no capítulo três, sobre os que perseveraram contra a ordem do rei, em se dobrar diante da grande estátua de Nabucodonosor. Eram apenas três. Os poucos que faziam a diferença.

Este livro é um estimulante a viver uma vida de firmeza, e sei que como humanos, precisamos vez ou outra de uma palavra de incentivo. Não é uma necessidade particular dos jovens, mas também dos mais velhos. O versículo citado acima (Dn 13:13) foi dito pelo Senhor quando Daniel tinha 84 anos. Então, vai aí minha indicação.

Você pode adquirir na Loja da Editora FIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...